Zoolimpíadas no Gramadozoo

DESTAQUE TURISMO ÚLTIMAS NOTICIAS
Foto: Gramadozoo
Foto: Gramadozoo

Com o objetivo de aproveitar o clima da Olimpíada, o programa de atividades ocupacionais do Gramadozoo propôs atividades com a temática olímpica a fim de exercitar a bicharada e preservar o bem-estar em cativeiro. No levantamento de peso, a medalha de ouro foi para as onças, que possuem a mordida mais forte entre todos os felinos. Já na ginástica, destaque para os macacos-aranha pela desenvoltura nas argolas.

O veterinário Renan Alves Stadler, responsável técnico do Gramadozoo, explica que foram colocados “halteres” de madeira nos recintos das onças. O novo brinquedo desperta o interesse dos felinos pelo fato de estar recheado com pequenas iscas de carne. O que parece pesado aos humanos fica leve ao ser levantado com a boca pelas onças. “O animal tem uma mordida muito forte. É cinco vezes mais forte do que a mordida do leão”, afirma Stadler.

Além das onças, outros animais participam de ações específicas. Nos recintos dos primatas, foram colocadas argolas para entrar no clima olímpico. Os visitantes podem acompanhar o trabalho e aprender mais sobre a fauna brasileira. “O macaco-aranha possui uma cauda preênsil, que serve como quinto membro. Apesar de não possuir o dedo polegar, os macacos-aranha possuem grande habilidade no topo de árvores”, diz.

Nas “Zoolimpíadas” de Gramado, outra modalidade é a corrida de jabutis. Os animais permanecem em área aquecida durante o inverno. Para estimular que eles façam exercícios, a equipe distribui petiscos nas extremidades do espaço climatizado. Para participar das atividades, os jabutis precisam caminhar de um lado ao outro do recinto. É uma forma de ajudar a manter o corpo aquecido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *