Os concorrentes do Festival de Cinema de Gramado

Cultura DESTAQUE Festival de Cinema TURISMO
Filme de Alceu Valença com Irandhir Santos e Hermila Guedes está na seleção. Foto: divulgação.
Filme de Alceu Valença com Irandhir Santos e Hermila Guedes está na seleção. Foto: divulgação.

Acabou o mistério. Foram revelados pela organização do 42° Festival de Cinema de Gramado os filmes concorrentes deste ano.  São quatro mostras em disputa, entre os dias 8 e 16 de agosto: longas-metragens brasileiros, longas-metragens estrangeiros, curtas-metragens nacionais e curtas-metragens gaúchos.

O anúncio da programação foi feito na manhã desta quarta-feira, dia 2, na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre, pelo trio de curadores Eva Piwowarski, Marcos Santuario e Rubens Ewald Filho.

GD_20140702164746festival_coletiva09__2_

 

O melhor festival de cinema do país
Em entrevista ao Jornal Gramado Enfoco, o curador Marcus Santuário e presidente da GramadoTur, João Pedro Till, falaram sobre a 42ª edição do Festival de Cinema de Gramado e sobre os eventos da cidade. O prefeito Nestor Tissot comentou o programa que arrecada alimentos durante o evento,  com a venda de ingressos. Confira os áudios:


Os concorrentes

Dos 794 inscritos para as mostras competitivas, foram escolhidos oito longas-metragens nacionais, cinco latino-americanos, 15 curtas-metragens nacionais e 17 curtas gaúchos.

Nos próximos dias devem ser anunciados os homenageados da edição deste ano, assim como o filme que abrirá a 42ª edição do Festival de Cinema de Gramado.

Longa-metragem nacional
“A despedida” (2014), de Marcelo Galvão (SP)
“A estrada 47” (2014), de Vicente Ferraz (RJ)
“A luneta do tempo” (2014), de Alceu Valença (RJ)
“Esse viver ninguém me tira” (2014), de Caco Ciocler (DF)
“Infância” (2014), de Domingos Oliveira (RJ)
“O segredo dos diamantes” (2014), de Helvécio Ratton (MG)
“Os senhores da guerra” (2014), de Tabajara Ruas (RS)
“Sinfonia da necrópole” (2014), de Juliana Rojas (SP)

Longa-metragem estrangeiro
“Algunos dias sin musica” (2013), de Matías Rojo (Argentina/Brasil)
‘El critico” (2014), de Hernán Guerschuny (Argentina)
“El lugar del hijo” (2013), de Manuel Nieto (Uruguai)
“Esclavo de dios” (2013), de Joel Novoa (Venezuela)
“Las analfabetas” (2013), de Moisés Sepúlveda (Chile)

Curta-metragem nacional
“A pequena vendedora de fósforos” (2014), de Kyoko Yamashita (RS)
“Brasil” (2014), de Aly Muritiba (PR)
“Carranca” (2014), de Wallace Nogueira e Marcelo Matos de Oliveira (BA)
“Carta a uma jovem cineasta” (2014), de Luiz Rosemberg Filho (SC)
“Castillo y el armado” (2014), de Pedro Harres (RS)
“Compêndio” (2014), de Eugênio Puppo e Ricardo Carioba (SP)
“Contínuo” (2013), de Carlos Ebert e Odécio Antônio (PB)
“História natural” (2014), de Júlio Cavani (PE)
“La llamada” (2014), de Gustavo Vinagre (SP)
“Max Uber’ (2014), de André Amparo (MG)
“O clube” (2014), de Allan Ribeiro (RJ)
“O coração do príncipe” (2014), de Caio Ryuichi Yossimi (SP)
“O que fica” (2014), de Daniella Saba (SP)
“Se essa lua fosse minha” (2013), de Larissa Lewandowski (RS)
“Sem Título #1: Dance of Leitfossil” (2014), de Carlos Adriano (SP)

Mostra Gaúcha
“A pequena vendedora de fósforos” (2014), de Kyoko Yamashita (Porto Alegre)
“Bacon ou rúcula” (2013), de Laércio Leitzke (Porto Alegre)
“Caçador” (2014), de Rafael Duarte e Taísa Ennes (Canoas)
“Casa de Pompas” (2014), de Bruna Fortes e Gabriel Paixão (Pelotas)
“Castillo y el Armado” (2014), de Pedro Harres (Porto Alegre)
“Descompasso” (2014)” de Rodolfo de Castillos Franco (Porto Alegre)
“Domingo de Marta” (2014), de Gabriela Bervian (Porto Alegre)
“Espelhos” (2014), de Diego Tafarel (Santa Cruz do Sul)
“Gildíssima” (2014), de Alexandre Derlam (Porto Alegre)
“Hotel Farrapos” (2014), de Lisandro Santos (Porto Alegre)
“Linda, uma história horrível” (2013), de Bruno Gularte Barreto (Porto Alegre)
“O encontro” (2013), de Fabrício Silva (Porto Alegre)
“O que ficou para trás” (2014), de Pedro Guindani (Porto Alegre)
“O relâmpago e a febre” (2014), de Gilson Vargas (Porto Alegre)
“Os meninos perdidos” (2013), de Giordano Gio (Porto Alegre)
“Servido com candura” (2013), de Tatiane Andréa Enzweiler (São Leopoldo)
“Sioma – O papel da fotografia” (2014), de Karine Emerich e Eneida Serrano (Porto Alegre)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *