FEIRA FEITO EM GRAMADO RECEBE MILHARES DE VISITANTES NO FINAL DE SEMANA

DESTAQUE EVENTOS ÚLTIMAS NOTICIAS

A Feito em Gramado recém começou e já comemora números positivos em seu primeiro final de semana: mais de 8,5 mil pessoas visitaram o evento, que ocorre paralelamente à Festa da Colônia, no Expogramado. Em 2018, a feira contabiliza números que confirmam a sua importância para micro e pequenos empresários e artesãos do município, com o aumento de 80% no número de expositores (são 94 na edição deste ano contra 52 na edição de 2017). Consequentemente, cresceu também o espaço do evento: dos 646 m² da edição do ano anterior, a Feito em Gramado chega em 2018 com 1.500 m², um aumento de 134%.

“Os números do final de semana, sem dúvida, são motivadores e impulsionam a divulgação e comercialização do produto gramadense”, destaca o secretário da Indústria e Comércio, Paulo Volk.

Artesanatos, confecções e artigos de couro, malhas, chocolates, biscoitos, artes plásticas, artigos de decoração e como, novidade neste ano, móveis com preços especiais, podem ser encontrados durante a Feira Feito em Gramado.

Abertura oficial – A abertura oficial da 7ª edição da Feira Feito em Gramado ocorreu na noite de quinta-feira (19), no Expogramado, paralela ao início das festividades da Festa da Colônia. Em seus pronunciamentos, as autoridades valorizaram a produção local e os pequenos empresários da cidade.

O prefeito João Alfredo Bertolucci, o Fedoca, fez a abertura oficial, ao lado do vice-prefeito Evandro Moschem; do Chefe de Gabinete, Renato Bertoja, do secretário de Indústria e Comércio, Paulo Volk; do presidente da Gramadotur, Edson Néspolo; e do representante do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, o diretor de Turismo da Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Abdon Barretto Filho.

“O que é mais Gramadense do que a Festa da Colônia e a Feira Feito em Gramado? Aqui nós podemos exaltar justamente os nossos produtores, nossos artesãos, a alma da nossa cidade. O coração e o verdadeiro sentimento de ser Gramadense é traduzido por estas duas festas, por estas pessoas e estas famílias que levaram o nosso município ao patamar que se encontra hoje. Me sinto muito orgulhoso de fazer parte disto”, declarou o prefeito.

O representante do Estado, Abdon Barretto Filho, ficou encantado com o talento da cidade. “Em primeira instância, é visível a alegria do artesão e de toda proposta, onde aquele senhor, aquela senhora que trabalha com isso, tem o reconhecimento público que, por consequência, gera a autoestima indispensável para a busca da felicidade. O Rio Grande do Sul tem muita coisa boa e Gramado mais uma vez está dando destaque a isso”, comentou ele.

De acordo com Abdon Barretto Filho, a Feira Feito em Gramado e a Festa da Colônia são exemplos de como o turismo é essencial para a manutenção da cultura e da identidade de um local.

“A cidade é boa para o visitante quando primeiramente é boa para o morador, e quando você consegue de alguma forma valorizar esse morador, desenvolver a sua autoestima, automaticamente, você passa esse sentimento para o visitante. Hoje, com o processo de globalização tão grande, com os avanços tecnológicos, pode-se criar um distanciamento da realidade, e isso precisa ser enfrentado através da valorização da comunidade local”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *