EDUCAÇÃO REALIZOU ELEIÇÕES INDIRETAS PARA DIRETORES MUNICIPAIS

DESTAQUE Política ÚLTIMAS NOTICIAS

Pela primeira vez em Gramado, pais de alunos puderam participar do processo eleitoral para compor a lista tríplice do quadro de gestores das unidades escolares do município. As eleições indiretas desse ano permitiram a participação de pais, funcionários e professores, que compareceram na sexta-feira (23) às quinze escolas inscritas. Antes, participavam apenas pais que integram o Conselho de Pais e Mestres (CPM).

“Esse foi um novo momento no âmbito da educação municipal, quando tivemos toda comunidade escolar participando do processo eletivo. Pude acompanhar de perto o processo realizado nas quinze escolas. Agora, continuaremos lutando pela democracia, para que as próximas eleições escolares sejam diretas, com a inserção completa da comunidade na escolha dos seus representantes”, disse a secretária da Educação, Gilça Silva, que acompanhou o pleito em todas as escolas municipais.

Durante a última semana, os candidatos aos cargos de diretores apresentaram seus planos pedagógicos para a comunidade escolar, de acordo com as políticas públicas educacionais estabelecidas pela Secretaria da Educação, e expondo as ações pedagógicas e administrativas para o seu mandato.

Nesta quarta-feira (28), os nomes eleitos para a formação da lista tríplice serão encaminhados ao prefeito João Alfredo Bertolucci, o Fedoca, que indicará o diretor de acordo com o melhor projeto pedagógico para a escola. O resultado final será publicado na quinta-feira (29) no site da Prefeitura e no dia 2 de abril, os diretores das escolas serão designados e empossados. A indicação de vice-diretores, por sua vez será feita pelo candidato eleito e aprovada pelo prefeito.

 

Administração municipal ampliou participação da comunidade na escolha de diretores

Em 2018, a processo de eleição indireta de diretor de escola para formação de lista tríplice foi ampliado e, na última sexta-feira (23), mais de 1,2 mil integrantes da comunidade escolar puderam ir às urnas, contando os votos válidos.

A administração municipal enviou em outubro de 2017 à Câmara de Vereadores de Gramado um projeto para a implantação da eleição direta para diretor de escola. O objetivo era promover a participação total da comunidade escolar nas eleições.

O projeto não foi aprovado pelo Legislativo. Assim, o Executivo enviou uma nova proposta para manter o processo através da lista tríplice, porém, alterando alguns dispositivos da lei, ampliando a participação da comunidade.

 

Pais aprovam maior participação nas eleições

Leomar Tiecker, que tem o filho de 11 anos estudando na Escola Municipal de Ensino Fundamental Mosés Bezzi, no bairro Várzea Grande, exerceu o seu direito e lamentou as eleições ainda não serem diretas. “Esse processo faz com que os pais participem e decidem mais sobre a escola. Essa também é uma obrigação nossa. Só gostaríamos que o nosso voto prevalecesse”, afirma.

“Todos deveriam participar das decisões quando se trata da escola dos nossos filhos”, disse o pai da Valentina Lovatto de Oliveira da Escola Municipal de Educação Infantil Branca de Neve, Centro, Genesio Moraes de Oliveira.

A mãe do Pedro Antônio, aluno da EMEI Paulina Benetti, Floresta, Camila Dutra, disse que o filho estuda há quatro anos na escola e foi a primeira vez que votou para escolha da direção. “É um direito da comunidade. Achei muito importante termos essa oportunidade de votar e poder escolher quem continua na administração da escola”, declara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *