COM O SUCESSO DO EDUCAVÍDEO, A 7ª ARTE ESTÁ A SALVO!

Festival de Cinema ÚLTIMAS NOTICIAS

A primeira noite da 51ª Edição do Festival de Cinema de Gramado, foi marcada pela exibição das produções incríveis do EDUCAVÍDEO, que, como frisou Rosa Helena Volk, presidente da Gramadotur, “pela primeira vez, está abrindo oficialmente o Festival”.

Sob o apadrinhamento da atriz Letícia Colin, os jovens do projeto foram uma atração à parte, demonstrando uma empolgação emocionante ao subirem ao palco com a madrinha, ao verem suas professoras homenageadas, e, principalmente, suas obras – com temáticas bem variadas – retratadas na telona.

Letícia Colin contou que começou sua carreira aos 8 anos e que seus pais também são professores; ela deixou um lindo recado aos pais dos alunos: “não tenham medo desse nosso ofício, pois a gente trabalha sério e pra caramba, e seus filhos podem ser grandes cidadãos e sobretudo mais humanos e compreensivos nessa profissão”.

A madrinha Letícia Colin

O vice-prefeito, Luia Barbacovi, revelou “ter o sonho de ver alguém dessa nova geração recebendo um Kikito naquele palco daqui alguns anos”,  o que exalta a importância desse projeto para a continuidade do audiovisual brasileiro, e, sobretudo, do Festival.

Alguns dos alunos que atuaram como roteiristas, diretores geral e de arte, e assistentes de direção, foram chamados a apresentar suas obras, mostrando que desde cedo já atuam “como gente grande”, mas o grande ineditismo da noite ficou mesmo para o final do evento.

A alegria com o Kikito: Melhor atriz Mariane dos Santos (de ‘O sumiço’)

As estagiárias do projeto, membros da primeira turma do EDUCAVÍDEO, surpreenderam ao anunciar uma premiação para os curtas da noite, em 8 categorias além de alguns destaques, os alunos vencedores receberam um Kikito de madeira, feito pelo escultor Orival da Silva Marques, o Xixo.

Nos destaques da NPD, o curta ‘Marinalva’ abriu a premiação como melhor roteiro, e ‘Um ponto de luz’ ganhou como melhor fotografia.  ‘Caso 001’ ganhou como melhor roteiro da categoria ensino fundamental, e ‘A máscara’ por melhor fotografia.

O ator e a atriz premiados foram Lorenzo Pistorello (de ‘Caso 001’) e Mariane dos Santos (de ‘O sumiço’). A melhor direção ficou para Vicente de Oliveira (de ‘A máscara’). E o grande vencedor de melhor curta da noite foi ‘Pra sempre nós!’. Resumo da ópera cinematográfica: a 7ª Arte está a salvo!

Lorenzo Pistorello, com a Secretaria e Mariane dos Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *