Gramado subiu 14 posições na última década no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), estudo divulgado recentemente, e que avalia o desenvolvimento socioeconômico de 485 municípios do Rio Grande do Sul, com base em três áreas fundamentais ao desenvolvimento humano como educação, saúde e emprego/renda. Na análise realizada em 2013 Gramado ocupava a 23ª colocação no Estado e no último levantamento, com dados coletados em 2023, o município saltou para a 9ª colocação integrando o ranking ‘Top 10’ de municípios gaúchos em maior nível de desenvolvimento.
Conforme distribuição do IFDM no RS, Gramado ocupa classificação de ‘Alto Desenvolvimento’, faixa que engloba apenas 8% dos municípios gaúchos. O vice-prefeito de Gramado, Luia Barbacovi, destaca que este crescimento ocorre em virtude do trabalho integrado de diferentes Secretarias Municipais, com destaque para a melhora nos índices dos serviços nas áreas da saúde e educação. “Esse crescimento é resultado de um trabalho de excelência em governança, que reflete também em uma maior qualidade de vida para toda a população”, avalia Luia.
Já o prefeito Nestor Tissot ressalta que a boa colocação no IFDM atrai investimentos, incentiva o crescimento econômico e aumenta a segurança e bem-estar da comunidade. “Além disso, pode auxiliar no acesso a recursos e parcerias com o setor privado, promovendo o desenvolvimento sustentável”, conclui Tissot.