sábado , janeiro 20 2018
texteira.fw
fiat topo.fw
skytop.fw
carmemnovo.fw
fiat topo.fw
okkkk
lakhazza okk.fw
unoparok.fw
Camaraok.fw
flami.fw
gramadd.fw
barroco.fw
Home / TURISMO /  Uma Gramado Sustentável para o futuro

 Uma Gramado Sustentável para o futuro

Administração municipal prepara a cidade para os desafios das próximas décadas

Pensando e planejando a cidade para as próximas três décadas, a administração municipal vem desenvolvendo a Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Sustentável e Mobilidade Urbana do município, a fim de preparar Gramado para os desafios do crescimento com um olhar na valorização do capital socioambiental, bem como solucionar alguns problemas críticos enfrentados pelos cidadãos no dia a dia, e encontrar novas frentes para oxigenar o turismo da cidade e a malha de negócios gramadense, sob o viés da sustentabilidade.

“Qual é a Gramado que queremos?” é o principal questionamento que norteia este trabalho, realizado em conjunto com o arquiteto e urbanista, Doutor Rubén Pesci, que é referência na área, e equipe da CEPA Consultora. Pesci e a equipe apresentarão à administração, em maio, um plano que traz estratégias para Gramado, com base nos princípios da ética, da sustentabilidade e da responsabilidade, sempre em termos de desenvolvimento. Após, o trabalho continua com a definição de um Plano Diretor compatível com as informações levantadas.

“O objetivo deste trabalho é estabelecer uma agenda estratégica para a cidade, que vise seu planejamento a longo prazo, orientando as ações e investimentos do Executivo ao longo das próximas décadas e servindo como base para a reformulação do Plano Diretor do município, que é um dos principais mecanismos legais para colocar em prática as ideias e estratégias desenvolvidas nesta etapa”, explica o secretário de Planejamento, Urbanismo, Publicidade e Defesa Civil, Jeferson Zatti.

Neste primeiro momento, Pesci e a equipe da CEPA Consultora realizaram oficinas com a equipe técnica municipal, que envolve secretários e representantes das diversas pastas do governo.

Para o levantamento de informações, também foram ouvidas lideranças locais que apontaram suas considerações sobre questões fundamentais da cidade para a elaboração desta agenda. Além disso, uma pesquisa com moradores foi realizada para o mapeamento de dados no que tange as dificuldades no trânsito. A equipe projetual ainda realizou visitas de campo para reconhecimento sobre questões e problemáticas da realidade da cidade, tanto da sua área urbana como rural.

Oficinas públicas com representantes e lideranças da comunidade

O resultado final desta primeira etapa se materializou em mapas de reconhecimento perceptivo, que servirão de base para estabelecer os critérios de trabalho para as reuniões públicas que ocorrerão na última semana de fevereiro e nos primeiros dias de março, quando representantes e lideranças da comunidade, de entidades e conselhos serão convidados a participar novamente com suas contribuições.

O representante da equipe projetual da CEPA na região, Daniel Caporale, também ressalta a importância da participação dos representantes da sociedade, pois as experiências e conhecimentos que a comunidade possui sobre sua cidade são questões fundamentais para que todo o processo de planejamento participativo tenha um bom sucesso.

Experiência além fronteiras

Em Gramado, as atividades de elaboração da agenda estratégica estão sendo coordenadas pela equipe da CEPA Consultora, liderada pelo Arquiteto e Urbanista Doutor Rubén Pesci, que é referência na área de arquitetura e urbanismo.

Equipe projetual da CEPA na região, Daniel Caporale, o arquiteto e urbanista Rubén Pesci, o secretário Jeferson Zatti, o relator João Carlos Baptista Junior, e a engenheira Alexandra Riffel, da Matricial Engenharia Consultiva. Foto: Marlova Martins

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *