segunda-feira , dezembro 18 2017
texteira.fw
fiat topo.fw
skytop.fw
carmemnovo.fw
fiat topo.fw
okkkk
lakhazza okk.fw
unoparok.fw
Camaraok.fw
flami.fw
gramadd.fw
barroco.fw
Home / EVENTOS / EDUCAVÍDEO DE GRAMADO TERÁ CORRIDA PELA VIDA EM DOCUMENTÁRIO

EDUCAVÍDEO DE GRAMADO TERÁ CORRIDA PELA VIDA EM DOCUMENTÁRIO

A Corrida pela Vida de Gramado será tema de documentário do Programa EducaVídeo, a parceria foi formalizada durante a visita do prefeito Fedoca -João Alfredo de Castilhos Bertolucci (PDT) e de uma comitiva da cidade ao Instituto do Câncer Infantil (ICI), em Porto Alegre, no último dia 24.

A ideia é que ainda este ano os estudantes que integram o EducaVídeo iniciem a produção do documentário e que ele seja lançado na edição de 2018 do Festival de Cinema. O Educavídeo é realizado pela Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e pela GramadoTur, em parceria com as Secretarias Municipais de Turismo e de Cultura. Em Brasília, Fedoca conseguiu a garantia de R$ 500 mil em equipamentos de última geração para o programa.

“A essência do instituto é aumentar o índice de cura do câncer infantil. Não temos protagonistas. Todos aqui são importantes. Gramado e o EducaVídeo nos dão a oportunidade de contar a nossa história, de mostrar que o Rio Grande do Sul é exemplo de alguma mudança”, disse o coordenador médico do Instituto do Câncer Infantil, Alejandro Arancibia.

A parceria para a criação do documentário também foi elogiada pelo secretário Estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, que participou do encontro e da visita ao instituto. “Gramado tem toda a sua infraestrutura, toda a sua expertise de ações de divulgação, o que é fantástico. O instituto trata de uma doença que exige alta complexidade e tem uma trajetória que precisa ser reconhecida”, avaliou.

Corrida pela Vida será tema de documentário do  EducaVídeo, parceria por formalizada durante visita do prefeito Fedoca ao ICI

A comitiva de Gramado, formada pelo secretário da Saúde, João Teixeira, pela secretária de Educação, Gilça Silva, pelo presidente da GramadoTur, Edson Néspolo, pelo diretor institucional do ICI-RS, Fabio Bertoluci, e pelos voluntários Fabricio Bertoluci, Gilberto Bocalon, Cristiane Drumm Müller, Nátalie Müller, Ilton Müller, Jonas Lunkes, Rogério Ramm, Edson Erdmann e Valéria Ramos Chalegre, foi recebido pelo diretor do Instituto do Câncer Infantil, Algemir Brunetto, e pelo coordernador médico, Alejandro Arancibia, que os guiaram durante a visita.

“Temos uma cidade com características peculiares como Gramado, um prefeito e uma comunidade compromissada com a nossa causa. Como instituto, nossa esperança é fazer a diferença na vida destas crianças e suas famílias”, salientou Brunetto.

A comitiva de Gramado conheceu a área de apoio e estrutura à pesquisa do instituto, cujo objetivo é buscar novos medicamentos e elevar os índices de cura e sobrevida dos pacientes. Também houve visita à ala dos pacientes e de recreação, brinquedoteca, ambulatório, serviços como terapia funcional e psicologia, central de doações, brechó. Por fim, a equipe conheceu a ala de oncologia pediátrica do Hospital das Clínicas, sendo acompanhados pelo chefe de oncologia pediátrica, Mario Evangelista.

Emocionado com o trabalho, o prefeito Fedoca parabenizou a atuação do instituto e o tratamento dado aos pacientes. “É um trabalho comovente, de extrema responsabilidade e que Gramado tem o orgulho de, por meio da Corrida pela Vida, fazer parte. Muito obrigado ao instituto por nos permitir conhecer, participar e lutar por esta causa”, falou.

Gramado recebe congresso de voluntários

De 11 a 13 de outubro, Gramado sedia o 20ºCongresso Nacional de Voluntários e Instituições de Apoio à Criança e ao Adolescente com Câncer – Convocc, que ocorre no Hotel Serra Azul. O Convocc tem como principal objetivo promover o compartilhamento de boas práticas e atividades de capacitação, fortalecendo o trabalho das instituições que atuam junto a adolescentes e crianças com câncer e seus familiares desde o diagnóstico, tratamento, até o atendimento integral.

O evento é promovido pela Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer – CONIACC em parceria com o Instituto do Câncer Infantil.

Corrida pela Vida de Gramado

Gramado promove a Corrida pela Vida desde 1998. O evento é em benefício do Instituto do Câncer Infantil do Rio Grande do Sul. O diretor institucional do ICI-RS, Fabio Bertoluci, trouxe o evento para Gramado há duas décadas. Este ano, a 20ª edição ocorre em 15 e 16 de setembro.

No dia 15, a tocha da Corrida pela Vida será acesa por um paciente assistido pelo Instituto do Câncer Infantil, em uma cerimônia de abertura que acontecerá na sede do Instituto. Saindo do ICI, a tocha seguirá em direção a Gramado, num percurso de 140 km, onde 10 atletas maratonistas, em revezamento, têm a missão de trazê-la até Gramado.

No dia 16, na parte da manhã, a comunidade se reúne no ExpoGramado, aguardando a chegada dos maratonistas para o acendimento da pira. Às 13h, inicia-se uma caminhada de consciência do câncer infantojuvenil.

Instituto do Câncer Infantil

O Instituto do Câncer Infantil é uma organização sem fins lucrativos que há 25 anos tem como propósito aumentar os índices de cura da doença. Referência na assistência de crianças e adolescentes com câncer, o ICI já assistiu milhares de pacientes, com todo o auxílio necessário para o tratamento.

Por meio do ICI, crianças e adolescentes contam com apoio pedagógico, psicológico, nutricional, odontológico, medicamentos e exames especiais. Suas famílias também recebem apoio assistencial com auxílios de vestuário, calçados e alimentos. Além disso, o Instituto também desenvolve projetos de Pesquisas Científicas, dedicados ao avanço de novos tratamentos para o câncer infantojuvenil.

Comitiva de Gramado com equipe de diretores e coordenadores do Instituto do Câncer Infantil, acompanhados do secretário Estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis
Prefeito Fedoca acompanhado pelo diretor do Instituto do Câncer Infantil, Algemir Brunetto, e pelo coordernador médico, Alejandro Arancibia
Equipe de Gramado na ala de oncologia pediátrica do Hospital das Clínicas, acompanhada do chefe de oncologia pediátrica, Mario Evangelista.

Fotos: Manuela Teixeira/Prefeitura de Gramado

Fonte: Assessoria de Imprensa de Gramado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *